Você quer ser um podólogo?Sim!
Então continue lendo, porque o texto vai tirar-lhe as dúvidas, em relação a podologia
Quem é o podólogo?
“Aquele que se dedica ao exame e cura das doenças do pé”
Fonte: Dicionário Michaelis
História:
O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo ”’Podos”’ = Pé, Pés e sufixo ”Logos” = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra – termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico – científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.
Podologia é um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica.
O que é ser um podólogo?
Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés, e tratam problemas nas unhas, como encravação, infecção, calos, fissuras, bolhas e úlceras micóticas. Também podem tratar de calos nos calcanhares e problemas na sola do pé. Higieniza e reforma unhas quebradas, desencrava-as e mantém o pé limpo. O podólogo utiliza-se de instrumentos cortantes e órteses (para correção das unhas). E com especialização em posturologia e pode confeccionar palmilhas de correção postural
Quais as características necessárias para ser podólogo?
Para ser um profissional apto, é necessário que saiba fazer uso dos instrumentos de trabalho típicos, como lâminas de corte, brocas, agentes químicos, todos os processos higienização e esterilização, além de ter noção dos medicamentos de uso tópico. Além disso, como pode vir a montar uma clínica, o podólogo precisa ter conhecimento de marketing, administração, qualidade dos serviços e atendimento personalizado.
Qualidades que o podóloga deve ter?
busca por novos conhecimentos constantemente
responsabilidade
boa comunicação
boa aparência
boa disposição física
boa visão
autocontrole
atenção a detalhes
agilidade
flexibilidade
concentração
disciplina
habilidade manual
interesse pelas ciências
método
paciência
higiene pessoal e no ambiente de trabalho
Qual a formação necessária?
Para exercer a profissão, um podólogo necessita fazer cursos de especialização, técnico ou de formação. Algumas Instituições oferecem o Curso de Qualificação Profissional de Pedicuro e, após a conclusão desse, o Curso de Complementação de Técnico em Podologia, com duração de 650 horas..
Algumas faculdades, como a São Camilo e o Colégio Técnico Santa Maria Goretti também oferecem cursos técnicos de podologia, com duração de 1450 horas., Também é reconhecido o Curso Técnico de 1200 hs, habilitando o aluno a ser um profissional com clínica própria, bem como a trabalhar como profissional multidisciplinar em consultórios médicos.Os curso do SENAC e outras escolas.
Em São Paulo no ano de 2008 foi criado o primeiro curso de graduação em nível superior (Graduação Tecnológica em Podologia), na Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede mundial de universidades “Laureate International Universities”.
Desta forma o Brasil conta com podólogos graduados de nível superior, podendo prosseguir seus estudos em pós graduações, mestrado e doutorado.
Graduar-se em Podologia, no Brasil, exige que o aluno passe em um processo seletivo e depois se matricule para estudar durante dois anos, 2880 horas/aula, podendo ao fim do curso receber um diploma de Graduado em Podologia.
O Curso de Podologia da Universidade Anhembi Morumbi foi aprovado pelo [[MEC]] – Ministério da Educação e Cultura, através do CONSUN 011/07 de 13/08/2007.
Já no estado de Santa Catarina existem vários cursos de referencia no SENAC em Florianópolis, Instituto Fhiladelfia em Itajaí, este aprovado pela CEE, secretária de Educação.
Importante: Se você esta interessado em fazer o cursos de podologia verifique primeiro se o curso esta devidamente autorizado pelo conselho de Educação de seu a Estado. Como em alguns Estado a Vigilância Sanitária é o órgão que emite o alvará de funcionamento, ela esta exigindo o curso Técnico de 1200 horas, Então faça no mínimo o curso Técnico com 1200horas, para você exercer a podologia sem problemas
Autora: Vera Lucia Dubiela
Enfermeira e podóloga
18 Comments